Festival em Vila do Bispo com uma tonelada de perceves

Festival em Vila do Bispo com uma tonelada de perceves

Cerca de 10 mil pessoas são esperadas no Festival do Perceve de Vila do Bispo (Algarve), que decorre entre sexta-feira e domingo, estimando-se que seja consumida uma tonelada daquele marisco.

O presidente da Associação de Marisqueiros de Vila do Bispo, a entidade organizadora. estima que durante os três dias do festival, que se realiza pelo oitavo ano consecutivo, seja consumida uma tonelada de perceves ou percebes, “um dos mariscos mais procurados e que é uma referência” do concelho de Vila do Bispo.

Além do perceve, o evento disponibiliza diversas iguarias da cozinha local e regional, confecionadas à base de marisco, como as papas de xerém (prato típico algarvio com farinha de milho e marisco), choco frito, navalheiras, polvo, moreia, mexilhões e lapas.

Segundo Paulo Lourenço, os marisqueiros de Vila do Bispo iniciaram hoje a apanha do perceve, “aproveitando as marés grandes e o mar menos batido, condições que garantem um produto de qualidade”.

O Festival do Perceve de Vila do Bispo, que já faz parte do calendário gastronómico anual do Algarve, vai decorrer no pavilhão da escola secundária, com capacidade para acolher mil pessoas sentadas.

O festival apresenta, também, um vasto cartaz de animação musical com grupos regionais.

O bilhete de entrada custa dois euros, que revertem a favor dos bombeiros voluntários locais.

O recinto funciona de sexta-feira a domingo entre as 13:00 e as 24:00.