Imprensa britânica avança que Portugal está fora da lista de países seguros do Reino Unido

Aeroporto Avião

Imprensa britânica avança que Portugal está fora da lista de países seguros do Reino Unido

A lista de países considerados seguros para Londres ainda não foi divulgada, mas a imprensa britânica já avançou algumas informações.

A lista vai incluir países considerados seguros no que se refere ao risco de contágio da Covid-19, ou seja, países que os britânicos podem visitar a partir do próximo dia 6 de julho sem necessidade de quarentena no regresso.

A decisão oficial só deverá ser conhecida nesta segunda-feira, mas a imprensa britânica tem dado conta de que Portugal deve ficar fora desta lista, devido ao aumento de casos nas últimas semanas na região da Grande Lisboa.

Primeiro, foi o jornal “The Times” que deu conta dessa intenção; depois, a BBC veio precisar que a lista vai incluir Espanha, França, Grécia, Itália, Alemanha, Holanda, Bélgica, Finlândia, Noruega e Turquia, mas não Portugal ou a Suécia.

Espanha foi mesmo o terceiro país europeu mais afetado pela pandemia, depois da Rússia e do próprio Reino Unido, mas agora, pelo menos de acordo com os dados oficiais, a infeção em Espanha dá mostras de estar a alastrar a um ritmo mais baixo que em Portugal.

Há quem duvide dos números divulgados pelas autoridades espanholas, mas são os dados oficiais.