MAR Shopping Algarve promove agenda cultural pela saúde mental

MAR Shopping Algarve promove agenda cultural pela saúde mental

É já a partir do dia 13 de março, que o MAR Shopping Algarve passa a contar com uma nova agenda cultural dedicada à saúde mental. Em parceria com a ASMAL – Associação de Saúde Mental do Algarve, o centro comercial vai promover várias das atividades desenvolvidas pelos utentes desta IPSS, com o intuito de destacar a importância da saúde mental, como parte integrante da agenda cultural e social da região.

 

Exposições de fotografia, peças de teatro, exposições de trabalhos artísticos dos utentes da ASMAL, são algumas das atividades de acesso gratuito que passam a integrar a agenda dos visitantes do MAR Shopping Algarve.

 

De 13 a 29 de março, estará patente, no MAR Shopping Algarve, a exposição de fotografia “Terno Efémero”, em frente à loja Mango, no piso 0. Esta exposição pretende partilhar as criações cénicas do Teatro Sótão – grupo inclusivo da ASMAL, visando divulgar a intervenção terapêutica na área do Teatro e da Saúde Mental, desenvolvida na instituição desde 2007. Além disso, a exposição evidencia as capacidades expressivas e artísticas dos participantes, desmistificando o estigma e reforçando a imagem positiva da pessoa com doença mental. As fotografias, registadas entre 2015 e 2018, são da autoria de Cláudia Vargues, fotógrafa algarvia, residente na cidade de Faro.

 

No dia 20 de março, toda a família poderá juntar-se para assistir à peça de teatro “Ir, é ser”, pelas 19h00, no interior do MAR Shopping Algarve, junto à entrada principal. Esta peça é da autoria do Teatro do Sótão, um grupo de carácter experimental, constituído por pessoas com doença mental, que visa contribuir para a reabilitação psicossocial dos seus intervenientes, através da vivência de processos criativos e de experiências estéticas.