Utentes e funcionários de todos os lares do Algarve vão fazer testes à Covid-19

Utentes e funcionários de todos os lares do Algarve vão fazer testes à Covid-19

Os utentes e funcionários de todos os lares do Algarve vão fazer testes à Covid-19, numa iniciativa que deverá arrancar já esta quarta-feira, dia 1 de abril.

O Algarve Biomedical Center (ABC), consórcio que junta a Universidade do Algarve (UAlg) e o Centro Hospitalar e Universitário do Algarve (CHUA) é a entidade que vai operacionalizar tudo no terreno, num projeto que «junta o ABC e os Ministérios da Segurança Social, o da Saúde e o da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior».

A explicação é dada por Nuno Marques, presidente do ABC, ao Sul Informação. «O Governo lançou-nos o desafio e nós aceitámos de imediato», disse ainda, em declarações ao nosso jornal.

«Em princípio, começamos esta quarta-feira e vamos fazer testes em todo o Algarve, tanto a utentes como a funcionários», acrescentou.

Segundo Nuno Marques, «tudo será feito pelo ABC, desde as colheitas até às análises, a serem realizadas no laboratório da UAlg, no Departamento de Medicina».

O futuro acompanhamento dos casos também será feito pelo consórcio que junta a Universidade do Algarve e o Centro Hospitalar e Universitário do Algarve.

Os lares têm sido um dos principais focos da Covid-19 nos últimos dias, a nível nacional. No Algarve, por agora, ainda não é conhecido nenhum caso com origem em nenhum lar, mas esta é uma iniciativa que quer ajudar a precaver o pior.