Viu alguma alforreca?

Viu alguma alforreca?

Foto: GelAvista

O GelAvista, programa de ciência cidadã, responsável pela monitorização de organismos gelatinosos (alforrecas ou medusas) na costa portuguesa, conta todos os anos com a colaboração dos municípios costeiros para promover o programa junto da população portuguesa.

Para dar continuidade a esta ação, o GelAvista partilhou com as Câmaras Municipais, responsáveis pela manutenção e vigilância das zonas balneares de todo o país, os posters de divulgação de 2020 de modo a disponibilizar a informação para consulta durante a época balnear.

Foi pedido que seja afixada, próximo das zonas balneares, portos de recreio e/ou marinas de cada município de Portugal Continental e das regiões autónomas da Madeira e dos Açores, informação sobre como participar no programa e o que fazer em caso de contacto direto com as espécies urticantes que ocorrem em cada região.

A recente aplicação GelAvista (disponível para sistemas Android e iOS), também mencionada nos posters, permite consultar informação mais detalhada sobre cada espécie que ocorre em Portugal e disponibiliza um mapa com as mais recentes ocorrências.

O GelAvista pretende envolver os cidadãos na ciência, educar e alertar para a ocorrência destes organismos, obtendo informação vital necessária para o estudo dos ecossistemas marinhos.